FAQ - Perguntas Frequentes ao Suporte

Sobre Implantação e Configurações

01- Ao executar o HCCriaDB ele não consegue conexão com o SQL Server. Qual o erro?

R: Os motivos podem ser vários, sendo necessário testar cada caso. Primeiro seu SQL Server pode não estar configurado para acesso remoto, verifique as portas TCP/IP em todas as opções, inclusive na última (IPALL), incluir o número da porta usada, o padrão é 1433.

Outro motivo pode ser que seu SQL esteja em um domínio na rede interna, se foi configurado desta forma com mapeamento, pode ser preciso habilitar o item VIA do SQL.

Uma outra situação é por algum motivo o Servidor SQL ou o Navegador SQL não estarem ativos. Isso pode ocorre por interrupção manual do serviço ou por algum outro problema como rodar backups e ter lentidão.

Outros motivos podem ser: Regras de firewall, antivírus usando máquinas virtuais ou bloqueios nas configurações de sua rede, ou ainda algum dado digitado errado nos campos do aplicativo.

02- Meu SQL está instalado em uma máquina virtual e o HCSGI não consegui comunicação, por quê?

R: Nosso suporte está restrito ao HCSGI, não sendo possível auxiliar em outros aplicativos que são de responsábilidade do cliente. Provavelmente sua máquina virtual deve possuir configurações específicas, tanto o acesso como bloqueio devem ser ajustadas. Contate seu fornecedor deste aplicativo.

03- Ao rodar o HCCriaDB ocorre um erro de acesso inválido. O que fazer?

R: Geralmente isso ocorre quando há algum bloqueio de sua rede, do SQL ou outros aplicativos de segurança, ou também quando o HCSGI é instalado em micros com Windows 64 bits, sem a instalação ser configurada para Compatibilidade 32 bits. O HCSGI só funciona em 64bits se for executado em modo compatibilidade XP 32 bits.

04- Tenho micros 32 bits e outros 64 bits, há diferença? O Sistema funciona em quais Windows?

R: O HCSGI foi criado na plataforma Dot.Net 3.5 de 32 bits, mas funciona tanto em 32 como em 64 bits, desde que seja executado em modo compatibilibidade 32 bits.

O HCSGI funciona em qualquer versão do Windows a partir do XP SP3 Professional, exceto em versões limitadas como Home ou Starter, que são versões para uso doméstico.

05- Depois de devidamente instalado, quando faço login no HCSGI e abre a tela do ambiente, ocorre um erro e fecha o programa. O que fazer?

R: Isso geralmente ocorre porque não foi instalada uma atualização do Dot.Net 3.5 que acompanha o pacote de implantação do HCSGI. Esse instalador chama-se MSChart.exe e deve ser instalado em todos os micros onde o HCSGI seja usado, pois inclui um controle de Gráficos que não é distribuído por padrão no Dot.Net.

06- Ao tentar licenciar o HCSGI diz que não é possível pois não há conexão com a internet. Por quê?

R: O licenciamento do HCSGI é feito consultando os dados do cliente em nosso site, e depois são comparados aos dados contidos no arquivo de licenciamento enviado. Se o micro não possuir acesso a internet, não será possível o licenciamento. Porém o licenciamento é feito uma única vez, e pode ser usado qualquer micro para essa tarefa.

07- Após instalar o HCSGI, ao fazer login com o usuário e selecionar a empresa, informa que o licenciamento do sistema não é válido. O sistema está licenciado corretamente. Isso ocorre apenas em alguns micros, o que pode ser?

R: Além do acesso ao SQL Server pela porta padrão 1433 ou outra configurada por sua empresa, o HCSGI também usa uma porta para envio de notificações por email que sua empresa deve configurar (padrão é 25, 587 ou 995), bem como acessa nosso site para checar o licenciamento. Se houver algum bloqueio de navegação, talvez seja necessário autorizar nosso site em sua rede: www.hcconsultoria.com.br.

08- Tenho o SQL Server 2008, mas não é a versão R2, ele é compatível com o HCSGI?

R: Não. A versão R2 incluiu uma nova estrutura de datas que é usada pelo HCSGI, por isso é necessário que seja essa ou outra superior.

09- Estamos com problemas em rodar o HCSGI em micros com Windows 8.1 64 bits, nas demais versões tudo funciona bem. Em alguns micros ocorrem erros esporádicos e em outros não é possível instalar o dot.net 3.5, o que pode ser?

R: Segundo a Microsoft o Windows 8 e 8.1 (64 bits) possui incompatibilidade em alguns hardwares que, em certos casos, torna os micros incompatíveis com o Dot.Net 3.5. A partir do Windows 8 o Dot.Net 3.5 não é habilitado por padrão, por isso precisa ser habilitado manualmente pelo TI. Nos casos onde ele não esteja instalado, podem ocorrer problemas já relatados, inclusive há explicações e procedimentos a seguir no site da Microsoft.

Porém, dependendo das configurações do hardware de alguns micros, a instalação do Dot.Net 3.5 pode se torna impossível. Uma solução adotada por algumas empresas é utilizar um micro específico para instalação do Windows 7 32 bits com Dot.Net 3.5 (SP1) e o HCSGI 7. Este micro deve ser usado como um acesso remoto específico para os usuários que tenham problemas em sua máquinas com o Dot.Net. Apenas estes colaboradores deverão realizar seus acessos remotamente ao HCSGI neste micro com o Windows 7. Esta solução resolver os problemas de incompatibilidade do Windows/Dot.Net/Hardware. Nota: Este é um problema do Dot.Net 3.5.

Sobre Utilização dos Módulos

01- Não consigo assistir os vídeos de treinamento do sistema pelo menu ajuda, como resolver?

R: Para assistir é necessário que os vídeos tenham sido colocados pelo seu TI na pasta (videos) do HCSGI durante a instalação. Caso os arquivos MP4 não estejam nesta pasta, solicite ao TI para baixá-los em nosso site. Outro motivo pode ser a falta do programa Windows Media Player, que deve estar instalado em seu Windows, pois usamos seu plugin para visualização dentro do navegador.

02- Ao incluir alguns dados pelo menu – Cadastro, não consigo ter acesso a eles nos campos de seleção dentro dos módulos, o que há de errado?1- Não consigo assistir os vídeos de treinamento do sistema pelo menu ajuda, como resolver?

R: Alguns cadastros possuem uma aba chamada “Empresas que Utilizam” ou "Empresas que Atende". Cada registro após cadastrado, deve ser associada a sua respectiva empresa. Sem essa associação os dados não serão exibidos em outras telas. Isso é necessário pois o HCSGI permite cadastrar mais de uma empresa, onde todas podem ter seus dados centralizados em um mesmo banco de dados. Sem essa associação, seria impossível determinais quais empresas usam os registros.

Para resolver entre nesses cadastros e edite cada registro, informando quais empresas o utilizam. Além disso, verifique se os registros estão ativos, tanto no cadastro principal como na associação de cada empresa.

03- Como incluo os Avaliadores de um PAD?

R: Há duas telas para esse cadastro, cada uma destinada a um tipo de PAD (360º ou avaliação direta). No menu – Módulos – Competências – Gerenciador de PAD, selecione a tela correspondente ao tipo de PAD que cadastrou, pela opção Definir Avaliadores.

Nota: Na tela de 360º você irá selecionar um Avaliado e cada um de seus Avaliadores, informando o que este avaliador representa em relação ao avaliado. Já na tela de Avaliação Direta, você seleciona um Avaliador e informa todos os seus avaliados.

04- Tenho duas empresas cadastradas e os dados estão centralizados no mesmo banco, porém quando entro em uma empresa vejo os dados da outra no menu – Cadastro, como ocultar estes dados?

R: O menu – Cadastro é único para todas as empresas. Alguns deles são automaticamente ligados a uma empresa específica, não permitindo que funcionários de outras empresas tenham acesso. Contudo os cadastros centralizados, ou seja, que são comuns a todas as empresas, não há como ocultar seus dados. Como pode ser visto na documentação, alguns cadastros são compartilhados por todas as empresas e possuem uma aba chamada “Empresas que Utilizam” ou "Empresas que Atende" para associar o registro a uma ou mais empresas. Os dados associados serão vistos pelas respectivas empresas nas telas do sistema, onde os dados das outras empresas não estarão disponíveis, mas no menu - cadastro estarão sempre visíveis a todas as empresas.

Para separar 100% os dados de cada empresas, a única forma é descentralizar o sistema, onde cada empresa tenha seus próprios bancos de dados totalmente separados.

05- Fizemos uma análise errada no RNC e criamos um plano de ação, mas depois verificamos que o RNC era improcedente. Ao marcar sua análise como improcedente, as ações continuam pendentes, o que fazer?

R: Para corrigir este erro operacional do usuário, primeiro você deve entrar em cada ação pendente e finalizá-la como reprovada. Feito isso o RNC ou ROM será automaticamente direcionado à Verificação Final da Eficácia e poderá ser concluído com sua Aprovação.

Nota: Sempre que um RNC ou ROM for definico como improcedente, sua conclusão é feita pela Verificação Final da Eficácia, que deverá Aprovar ou Reprovar essa avaliação. A aprovação finaliza o registro, e sua reprovação irá reativá-lo para nova análise.

06- Por que no RNC e ROM ao se definir o registro como improcedente é necessário realizar a Verficiação Final da Eficácia e não encerrar automaticamente?

A conclusão de todos os RNC´s e ROM´s é direcionada para constatação da Verificação Final da Eficácia, onde seus membros poderão verificar se tudo que foi descrito foi evetivamente realizado e surtiu o efeito esperado. Dessa forma, o mesmo vale para a definição de improcedência, pois a Verificação Final da Eficácia poderá identificar se realmente está correto, ou eventualmente estavam finalizando um problema de modo indevido ou equivocado. É uma segurança a mais.