Histórico das Atualizações 2019

Versão 7.8.200 - 22/04/2019 (Atual)
CORREÇÃO
  • Módulo RNC e ROM - Tela de Acompanhamentos - corrigimos um erro que ocorria apenas na situação de entrar nessa tela, carregar a grade de Ações e clicar em seguida no botão de Incluir da barra lateral. Caso já houvesse um acompanhamento cadastrado nessa ação, o campo de descrição do acompanhamento exibia o texto desse acompanhamento, onde o correto seria limpar este campo para inclusão de novo texto. Isso não acontecia se antes de clicar no botão de incluir, o usuário clicasse na aba acompanhamentos ou se fosse a segunda inclusão de um acompanhamento com a tela já aberta.
  • Cadastro de Colaboradores - Na aba Configurações de Impressão, havia um erro ao selecioinar o item Empresa onde o campo Todos os Departamentos, não se habilitava em algumas situações.
  • Login no Sistema - Em empresas que eventualmente possam ter uma latência alta, ou eventual indisponibilidade de acesso a internet, o HCSGI exibia a mensagem de sistema bloqueado, caso não conseguisse acessar nosso site. Agora alteramos a mensagem para informar sobre eventual problema de acesso à internet, deixando a mensagem mais amigável e solicitando que tente novamente em alguns instantes.
  • IMPLEMENTAÇÕES
    - Aplicativo Notification
  • Lançamos a versão 2.0 desse aplicativo que agora pode ser configurado pelo HCSGI e emitirá novas notificações para: Programação de Treinamentos, Controle de Documentos, RNC e ROM. Ele continua sendo ativado pela Tarefa do Windows, mas os itens que ele irá verificar é que serão configurados em tela específica no HCSGI.
  • - HCSGI - Criamos os seguintes itens para gerenciar o aplicativo Notification v.2.0.
  • Nova tela para configurar os itens do Notification, localizada no menu - Sistema - Configuração do Notification. Nesta tela existem diversas explicações de que podem impedir o funcionamento do Notification .
  • Nova permissão de acesso para esta tela que deve ser atribuída a algum perfil e aos usuários:  Menu_Sistema_Configuracao_Notification. Quem receber esta permissão poderá acessar a tela e incluir ou editar os dados do aplicativo, pode ser atribuída a qualquer colaborador. Nota: As opções com número de dias disponíveis serão aplicadas sobre itens específicos e contados a partir do dia de execução do aplicativo no servidor. Assim deve ser levado em conta o período de execução da tarefa configurada no servidor para executar o Notification, se a tarefa for executada a cada 03 dias, apenas no dia em que ela for executada será somado os dias dos itens especificados nas configurações para realizar a pesquisa.
  • Nova tela para visualizar eventuais erros ocorridos durante a execução do Notification, como: SQL Server indisponível, usuários ou departamentos sem email cadastrados, entre outros .
  • - Cadastro de Colaboradores
  • Na aba inicial de pesquisas, incluímos um novo item Admissão Após a data indicada, assim é possível listar os funcionários admitidos em certo período .
  • - Relatório
  • O relatório que lista todos os funcionários admitidos após o último PAD realizado, também teve a inclusão desse campo Admissão Apos, onde agora é possível escolher entre o último PAD realizado ou uma data específica.

  • Versão 7.8.100 - 26/03/2019
    Correção
  • Módulo PAD - Definir Avaliadores Modelo 360º - não havia a checagem de preenchimento do campo Avaliado, que se ficasse em branco, gerava um erro ao tentar gravar o registro.
  • Relatório Completo RNC e ROM - corrigida a sobreposição de textos longos na descrição da falha.
  • Rotina Anexar Evidências ou Documentos - esta rotina não conseguia abrir ou visualizar arquivos PDF criados em micros com codificação UTF-16. Fizemos alguns ajustes para permitir anexar tal arquivos, porém estas configurações são nativas do Windows e em algumas máquinas podem ocorrer problemas, em função de incompatiblidades de Codificações disponíveis no próprio Windows.
  • Melhorias

    Módulo RNC

  • Tela de Consulta - foram incluídos os campos: Número de Controle (NF, Pedido, etc), Dados da Pesquisa e Produtos e Serviços, todos como filtros de pesquisa.
  • Relatório Completo - Melhorias no layout e disposição dos campos.
  • Grade Com Registros Localizados - Incluímos uma legenda para informar o total de registros localizados com os critérios definidos na pesquisa.

  • Versão 7.8 - 14/03/2019
    Implementações
  • Módulo Cadastro - criamos uma nova tela para cadastro dos Produtos/Serviços fornecidos por sua empresa. Estes dados serão usados no módulo do RNC, quando a origem for de Reclamação de Clientes, conforme descrito abaixo.
  • Criamos 2 botões para importar os Produtos e Serviços respectivamente. Para usar esses botões é necessário ler o texto de Ajuda desta tela para que seu TI saiba como preparar este arquivo de importação.
  • Criamos novas permissões de acesso para as ações dessa tela.
  • Módulo RNC - Todas as opções do item  Origem foram agrupadas em um único campo de seleção, com isso ganhamos espaço na tela para inclusão das melhorias abaixo.
  • Novo campo Dados de Pesquisa - é opcional e destinado a palavras que facilitem sua pesquisa rápida.
  • Campo Origem - ao selecionar a opção Reclamação de Clientes, será exibido um novo campo Número de Controle ( opcional ex: Nota Fiscal / Pedido / cód. Beneficiário, etc). Através dele será possível uma melhor rastreabilidade da reclamção de um cliente.
  • Ainda na Reclamação de Clientes serão exibidos: uma grade Produtos/Serviços; um campo de seleção destes produtos e serviços relacionados com a reclamação, e um botão de incluir na grade.
  • Por solicitação de um cliente, onde somente o pessoal do departamento comercial pode registrar Reclamações de Clientes, criamos uma nova permissão de acesso chamada RNC_ReclamacaoCliente. Somente o funcionário com essa permissão poderá incluir ou editar um RNC com essa origem.
  • Criamos também o relatório para listar os produtos e serviços cadastrados.
  • Tela RNC Consulta - criamos novos filtros de pesquisa por: Número de Controle ou Palavra Chave (campo Dados Pesquisa).
  • Relatórios
  • No módulo Controle de Documentos / Autotreinamentos / Filtro por Período, ao especificar a busca por colaborador, as datas de Programação e Assinatura não estavam sendo exibidas no relatório.
  • No mesmo relatório ao selecionar o filtro por documento, o campo identificando se foi assinado pelo funcionário, estava sendo exibido com um caracter estranho.
  • Correções
  • Na Programação de Treinamentos, o campo Carga Horária possuia o limite de 99,5 horas no banco de dados. Porém um de nossos cliente teve a necessidade de incluir um treinamento com 110 horas. Sendo assim, aumentamos esse tamanho no banco de dados para 999,5, através do utilitário HCUpdateDB que também estará realizando as alterações necessárias nos bancos de dados para às melhorias de produtos/serviços.
  • Incluídas alguns alterações nas rotinas do controle Grade no módulo Controle de Documentos, para tentar evitar mensagens de erro que ocorrem em alguns micros, de modo intermitentes e sem motivos aparentes.
  • Módulo PAD - RH Lança pelo Avaliador, nesta tela o questionário na grade não estava ordenando as perguntas corretamente igual ao questionário do formulário impresso, o que dificultava um pouco o lançamento das notas.

  • Versão 7.7.900 - 21/02/2019
    Resumo de Pendências
  • Corrigida uma pequena inconsistência na exibição das totalizações de pendências de Verificação Final da Eficácia (RNC e ROM).
  • Ajuda
  • Foram incluídos os textos da aba Ajuda para nova tela de Gerenciador de Perguntas.
  • Módulo PAD
  • Foram corrigidos alguns problemas durante a seleção dos avaliados nas telas: Avaliação (Inclusão Individual e RH Lança Avaliação);
  • Na grade avaliações da tela de Inclusão Individual, foi incluida uma coluna que exibirá a letra (E) quando a pergunta for Específica e ficará em branco quando for uma pergunta padrão;
  • Cadastro de Colaboradores
  • Detectamos que o campo Cargos estava trazendo os registros ativos e inativos, apesar de serem solicitados só os Ativos. Isso poderia induzir ao erro na associação aos colaboradores;
  • Também incluímos uma legenda Vermelha para informar quando o cargo de um colaborador selecionado tenha sido inativado, e ainda não foi alterado para o colaborador. Além disso, o cargo inativado será apagado do campo, impedindo que o cadastro do colaborador possa ser salvo sem que outro seja informado;
    Nota: lembramos que existe um relatório de inconsistências do sistema, que informa sobre problemas como este e deve ser usado regularmente para identificar e sanar possível cadastros indevidos, em função do uso do sistema e esquecimento dos devidos ajustes.

  • Versão 7.7.850 - 18/02/2019
    Menu Ajuda
  • As telas FAQ - Perguntas Frequentes ao Suporte e Histórico das Atualizações, não estavam sendo exibidos porque seus caminhos foram alterados no site. Também não era possível abrir o Manual em PDF, quando o HCSGI estava configurador no idioma Espanhol.
    Nota: O Histórico das atualizações, no idioma espanhol, não exibirá as alterações de anos anteriores a 2019.
  • Cadastro de Colaboradores
  • Incluímos uma legenda  Total de Cadastrados acima da grade para informar quantos colaboradores foram listados em cada pesquisa realizada.
  • Módulo PAD
  • Tela Cadastro de Avaliadores 360º - Corrigidos 2 pequenos erros:
      * ao selecionar um PAD na grade, os colaboradores já cadastrados para avaliação não eram exibidos corretamente.
      * ao clicar no botão Em Andamento, a grade de colaboradores a serem avaliados não estava sendo limpa.
  • Tela Gerenciador de PAD - O cancelamento de um PAD estava excluindo apenas os avaliadores cadastrados, mas não as notas já lançadas nas avaliações eventualmente realizadas, deixando dados inúteis na base de dados.
  • Tela RH Lança dados pelo Avaliador - Ao mudar a seleção de um registro, alguns campos não estavam sendo limpos, o que poderia gerar dúvidas ao usuário.
  • Relatório do Questionário - Incluímos algumas melhorias, agora é possível gerar o relatório com todos os avaliadores de uma só vez e não apenas um de cada vez, entre outras combinações nas configurações.
  • Módulo RNC e ROM
  • Ao editar os dados de um registro, inclusive com alteração de responsável, o sistema não enviava notificação ao gestor, ficando este sem saber que houve alterações. Agora a cada edição de um RNC ou ROM (tela de cadastro), será enviada uma nova notificação ao gestor do departamento responsável, ao emitente e ao email do departamento se houver.
  • Aproveitando o problema detectado acima, também fizemos o mesmo nas telas de Análise (redirecionamento) e Liberação pela Qualidade (Liberação com Redirecionamento).
  • Perguntas Atitudes e Habilidades
  • Para facilitar o cadastro de perguntas para o PAD, criamos uma nova tela no menu - Cadastro - Cargos - Gerenciador de Perguntas (Novo). Este gerenciador fará o mesmo que as outras 3 telas fazem separadamente, podendo cadastrar, editar as perguntas das Atitudes e Habilidades, bem como realizar as associações das perguntas específicas com os cargos. Também será possível imprimir os relatórios das 3 telas anteriores, que permanecerão no sistema para os usuários que queiram continuar a utilizá-las.
  • Corrigido um pequeno erro que limitava o tamanho das perguntas à 200 caracteres, sendo que no banco de dados o espaço é de 600.
  • Programação de Treinamentos
  • Incluímos um botão Exportar ao Excel, acima da grade, para exportar os dados listados, desde que exista esse programa no micro do usuário.
  • Na grade dos treinamentos listados, corrigimos a coluna Nome do Curso que não estava expandindo para exibir textos maiores.
  • Incluímos também uma nova coluna nesta grade, contendo o Prazo da Eficácia para parecer do Superior Imediato do treinando, se houver prazo definido.
  • Tela Parecer Inidividual - retiramos o item Não Aplicável, pois fazia parte da forma anterior de  avaliação. Com a inclusão do campo Não Aplicável na análise da programação de treinamentos, o campo desta tela perdeu sua função e passou a causar confusão e utilização equivocada. (Corrigido Erro Crítico).
  • Ainda nessa mesma tela, ajustamos a filtragem dos dados na coluna (P) na grade que informa já existir um parecer cadastrado neste colaborador.
  • No campo Aprovados que permite a seleção dos registros da grade participantes, alteramos seu texto da seguinte forma: Aprovados e Participou, pois são exibidos todos os participantes definidos nessas duas situações, uma vez que podem existir treinamentos que emitam apenas um certificado de participação ou até mesmo sem certificado. Porém sua empresa pode desejar avaliar os conhecimentos assimilados e desempenho de seus funcionários, ex: treinamento em procedimentos internos. Já as palestras devem ter sua situação definida como Participou, mas não haverá um parecer do superior, pois na análise da programação deste treinamento, deve ser definido o estatus como Não Aplicável..
  • Na tela de Parecer Coletivo foram realizadas as mesmas alterações da tela de Parecer Individual.
  • Tela de Realização do Treinamento, ao realizar a alteração do estatus de um participante, o sistema não estava limpando o parecer do superior, como é informado na legenda da grade, mas apenas sua data de eficácia. (Corrigido Erro Crítico)

  • Versão 7.7.500 - 24/01/2019
    Controle de Documentos
  • Criamos uma nova tela específica para acesso rápido e visualização de documentos. Nela não será possível ver os dados cadastrados ou realizar alterações, apenas listar os documentos de um departamento e exibí-lo para leitura. A permissão de acesso será a mesma já existente para Consulta dos Documentos.
  • Módulo PAD
  • Criamos um novo recurso na tela de Incluir Avaliação individual. Agora é possível que o avaliador veja as notas já atribuidas aos outros avaliados em cada pergunta do PAD atual. Basta selecionar a pergunta e clicar no botão acima da grade para ver a lista dos avaliados e suas notas. Isto facilitará muito a comparação no caso de existirem muitos funcionários e houver tempo entre cada avaliação.
  • Na tela de Edição Individual foi corrigido um erro ao tentar Editar uma avaliação que ainda não foi lançada, pois selecionava um funcionário que não tinha avaliação realizada ainda.
  • Corrigida a visualização do gráfico comparativo Chefe x Subordinado, pois estava aparecendo maior que o tamanho da tela, impedindo sua visualização por completo.
  • Menu de Atalho
  • No grupo do PAD só estava disponível o botão para Incluir Coletivamente, alteramos o layout para incluir também o botão Incluir Individualmente cada avaliação.
  • Incluímos também o atalho para nova tela de Consulta Rápida de Documentos .
  • Resumo de Pendências
  • Incluímos ao lado dos itens de pendência, um botão [ Ir ] para acesso rápido a respectiva tela. Os botões só estarão ativos se o usuário possuir a permissão específica para cada uma das telas.

  • Versão 7.7.400 - 10/01/2019
    Correção de Acesso
  • Criado novo item no menu - Sistema - Administrador - Manutenção de Usuários, chamado Atenção: Reparar Acesso dos Usuários nos Bancos de Dados. Essa rotina serve para corrigir um erro da atualização 7.7, onde os nomes de usuários já criados não foram autorizado nos 2 novos bancos de dados criados. Essa rotina só deve ser usada uma vez para atualizar os nomes de usuários no SQL Server. Isso só pode ser feito pelo usuário ADMINM.
  • Relatórios 
  • No relatório disponível pelo menu - Relatórios - Mód. Competências - Treinamentos Cadastrados - Comentários Cadastrados pelo Chefe, foi incluído o nome dos respectivos chefes (superiores imediatos) de cada colaborador treinado para identificar quem atribui o parecer do treinamento.

  • Versão 7.7.300 - 03/01/2019
    Manuais e Ajuda (implementação e atualizações)
  • Atualizados todos os arquivos de ajuda e o manual em português.
  • Corrigidas em algumas telas a tradução no idioma espanhol.
  • Criado Manual em PDF no idioma Espanhol.
  • Descrição de Cargos (Melhoria e Correções) 
  • Os campos Atividades, Observações e Responsabilidades possuem textos longos, sendo o limite máximo de 4000 caracteres por campo. Como não havia checagem deste limite nos campos, ocorria erro ao tentar salvar o registro quando havia digitação de textos maiores. Corrigimos este problema incluindo a limitação nos campos, uma legenda informativa e um contador decrescente para orientar o usuário.